segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Santana dos Garrotes promove a 1º olimpíadas escolares do município

O município de Santana dos Garrotes em conjunto com a secretaria de Educação e Cultura, profissional de Educação Física Jardel Gomes do Nascimento CREF 10 – 002573-G/PB e a coordenação pedagógica da Escola Municipal Maria Sinharinha de Azevedo, promove a 1º Olimpíadas Escolares que apresentará atividades como handebol, futsal e atletismo, esse evento tem como principal objetivo promover ações de inclusão através das modalidades esportivas contextualizadas nos conteúdos desenvolvidos nas atividades escolares.
A solenidade de abertura será realizada no dia 18 de outubro de 2011 às 19hs no ginásio da Escola Felizardo Dantas, onde a programação será de atividades com manifestações culturais, através do movimento (grupos de dança clássica de rua e ginástica aeróbica) desfile dos participantes e juramento do respeito e ética ao esporte e o jogo entre professores do município.
Esse evento tem o prazer de contar como participante o Colégio Teotônio Neto que tem como direção a professora Maria Leni de Oliveira, a orquestra filarmônica do município e o maestro passos e a sociedade docente do município.
Portanto, um ótimo programa para terça feira à noite, conhecer essa nova tendência sócio educativo que está acontecendo na Escola Municipal Maria Sinharinha de Azevedo. Esse evento tem o apoio da Prefeitura Municipal, governo pensando em você.



Dia do Professor: um depoimento a ser visto e revisto

Realmente o blog deu uma mancada enorme neste sábado (15) ao não publicar uma linha sequer em homenagem àquele profissional que passou boa parte de nossa vida a nos ensinar o que é o mundo. Falo do Professor, que teve seu Dia comemorado ontem. A lembrança, melhor reclamação, recebi neste domingo da assídua leitora/internauta Francimária Florentino de Souza, professora da rede municipal dos municípios de Santana dos Garrotes e Nova Olinda.
Leia o que ela escreveu: "Costumo todos os dias fica bem informada, por isso sempre estou passando pelos blogs e vendo tudo que é manchete e fiquei muito triste por vocês ter esquecido da nossa classe os professores, como uma dia tão marcante vocês esquecem, por isso gostaria de alerta-lo que não é só de manchete de politica que os leitores gostam e sim mensagem de incentivos, sempre que essa classe é esquecida  e agora tenho a certeza  poucas pessoas  lembram da gente, o que será do nosso pais sem professores, estou iniciando minha carreira agora e já percebo o tanto que agente precisa de mensagem de estimulo, imagina você passar 25 anos em sala de sala e ser esquecido no seu dia, sei que não temos o que comemorar, mal condições de trabalho, pouco podemos usar a tecnologia porque a maioria das escolas não dispõem, mal salário, reflitam..........".
Pois bem, atendendo a seu pedido e de muitos outros leitores/intenautas, o blog veicula a seguir um vídeo que o Brasil inteiro já viu. Trata-se da fala da professora Amanda Gurgel, pronunciada no último mês de maio numa audiência pública realizada na Assembléia Legislativa do vizinho Estado do Rio Grande do Norte. Presentes estavam deputados, promotores e a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho.
De forma segura e destemida, Amanda defendeu a Educação Pública quando se debatia a greve dos docentes estaduais. Os presentes ficaram paralisados com a contundência de suas palavras. Após a secretária de Educação pedir paciência e tolerância, Amanda respondeu que isso é sempre solicitado durante as greves dos professores. Mas que estes chegam a esperar vinte anos para receberem uma promoção, e muitos morrem sem ter seu pedido deferido. E concluiu esse ponto de sua fala dizendo: “Então eu quero pedir à secretária paciência também, pois nós não aguentamos mais esse discurso”.
Gurgel citou ainda a postura dos governantes quando os docentes estão em greve: vão à TV, em “nome dos pobres alunos”, pedir que os professores ponham fim à paralisação. Assim, os docentes que lutam por melhorias salariais e por condições de trabalho mais digno transformam-se injustamente em réus. E os governantes em heróis de “cara de pau”.
Como diz Josias de Souza: "Quem não viu, precisa ver. Quem já viu, deve rever".
postado pelo blog 

sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do professor

Ser professor é...
Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

Feliz dia dos Professores!
Parabéns a todos os  professores que fazem a Escola Maria Sinharinha de Azevedo

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Olimpiada Brasileira de Astronomia e Astronaútica

OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e AstronáuticaA Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobrás Furnas.
  A Olimpíada na Escola Maria sinharinha, teve como professor representante Francimária Florentino de Souza. Dia 11 de outubro foi à entrega de certificados a todos os alunos que participaram da Olimpíada.






Alunos que participaram da prova nível 1



Professores colaboradores da prova nível 1 Lilita e Ana



Alunos participaram da prova nível 2 professor colaborador Glória Geane


Aluno com melhor média da escola prova nível 1, o aluno especial Fabrion das chagas Santos


º



Alunos do 8 ano participaram da prova nível 3


Alunos do 7 ano participaram da prova nível 3


Alunos do 9 ano participaram da prova nivel 3

V Olimpiada Brasileira de  foguetes
A professora representante da escola agredece a todos seus colaboradores da olimpiada na escola, bem como a todos os alunos e também a todos que  fazem a secretária de educação de Santana dos Garrotes-PB, por ajudar a colocar em ação habilidades de "foguteiros", uma atividade divertida, mas cheia de física e criatividade.


 



Aluna com maior média prova nivel 3 aluno do 7 ano





Maria Aiska aluna particpou da prova nível 1

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia das mães e dos pais 2011












A festa do dias dos pais e das mães foram organizada pelos professsores

5º Concurso de Desenho e Redação - Edição 2011

Programa Olho Vivo no Dinheiro Público
5º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União – CGU –
para o ensino fundamental e médio
TEMA: A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público!
                                                           OBJETIVO
O 5º Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria-Geral da União – CGU – é
aberto aos alunos do ensino fundamental e médio, incluindo EJA, das escolas públicas e privadas de
todo o país, bem como de instituições (ONG, OSCIP, FUNDAÇÃO, etc) que promovam trabalhos
socioculturais com estudantes da educação básica, visando despertar nos estudantes o interesse pelo
controle social, a ética e a cidadania por meio da promoção da reflexão e do debate desses temas
nos ambientes educacionais.
REGULAMENTO DO CONCURSO
Art. 1º – O 5º Concurso de Desenho e Redação da CGU destina-se a todos os estudantes e escolas
do ensino fundamental e médio do Brasil, incluída a modalidade EJA, bem como instituições que
promovam trabalhos de caráter sociocultural com estudantes da educação básica.
Art. 2º – Os trabalhos serão divididos nas seguintes categorias:
I – Categoria Desenho (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental);
II – Categoria Redação I (voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental);
III – Categoria Redação II (voltada para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio);
IV – Categoria Redação III (voltada para alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA)
V – Categoria Escola-Cidadã.
VI – Categoria Entidade-Cidadã
Parágrafo único – As categorias serão premiadas conforme tabela abaixo:

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Estudantes já podem consultar onde vão fazer as provas do Enem 2011

Os mais de 5,3 milhões de estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011) já podem consultar os locais onde vão fazer as provas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) (http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/). Para acessar, é preciso ter em mãos o CPF e a senha obtida no ato da inscrição para o Enem. O Inep informa que no sistema também é possível para o candidato imprimir o cartão de inscrição, que é fundamental para ser usado nos dias do exame.
As provas do Enem serão nos dias 22 e 23 de outubro. Na última semana começaram a ser entregues os cartões de inscrição para os alunos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas há o risco de atraso por causa da greve dos Correios. O Ministério da Educação e os Correios não acreditam no risco de atraso, pois foi montada uma logística de distribuição, até o próximo dia 14, para os 5,3 milhões de candidatos. De qualquer forma, o estudante pode imprimir seu cartão pela internet e usá-lo no dia da prova. Sem o comprovante, os candidatos não poderão fazer o Enem.

Filho Natural de Santana dos Garrotes, Janguiê Diniz recebe Título de Cidadão

O empresário Janguiê Diniz, fundador e acionista controlador do Grupo Ser Educacional, recebeu o título de cidadão pessoense, em sessão itinerante da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (3). O título foi concedido por meio de uma proposta do ex-vereador Watteau Rodrigues e entregue pelo atual presidente da Câmara Municipal, Durval Ferreira. O evento contou com a presença de políticos, empresários e jornalistas do Nordeste.
Antes, o Grupo Ser Educacional, com atuação no Nordeste, inaugurou o novo campus da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa, num investimento de R$ 50 milhões. Desse total, R$10 milhões foram usados na aquisição do terreno e os outros R$ 40 milhões investidos na construção do espaço físico. A expectativa é captar mil novos alunos, além dos atuais 1,8 mil discentes que já estudam na Maurício de Nassau da capital da Paraíba.
A inaguração ontem do novo campus, cujo prédio fica localizado na Avenida Epitácio Pessoa, contou com as presenças dos governadores Ricardo Coutinho (Paraíba) e Eduardo Campos (Pernanbuco). O Ser Educacional contabiliza, em seu total, 30 mil alunos em nove unidades, distribuídas em cinco estados nordestinos – Pernambuco, Paraíba, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Norte.
Perfil - José Janguiê Bezerra Diniz nasceu em 21 de março de 1964, em Santana dos Garrotes, Vale do Piancó-Paraíba. Aos cinco anos, fugindo da seca, seus pais se mudam para a região norte, vindo a morar em Mato Grosso e, posteriormente, em Rondônia.
Aos 14 anos de idade, já há um propósito em seus passos: seguir a carreira jurídica. Desta vez, são seus próprios pés que povoam mais uma estrada, rumo a Pernambuco. Iniciou sua formação na Faculdade de Direito de Recife da UFPE. Bacharel em Direito, concluiu também o curso de Letras – Licenciatura em Inglês pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Na Aliança Francesa, conclui o curso de francês, em Recife.
Na Cultura Inglesa, em parceria com a Universidade de Cambridge, Inglaterra, o curso de Inglês. Na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco, conclui pós-graduação e se prepara para a magistratura. Participou de vários congressos nacionais e internacionais de Ciências Jurídicas. Presta concurso em 1986 para diplomata, vindo depois a desistir por descobrir que a diplomacia não retratava suas aspirações. Em 1992, torna-se juiz togado do TRT da 6ª Região; e desde 1993 é procurador regional do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco.
Especializa-se em Direito do trabalho, pela Unicap, e em Direito Coletivo pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Turim, Itália. Conclui o mestrado e o doutorado em Direito Processual do Trabalho pela UFPE. Em sua docência, o professor efetivo da cadeira de Processo Civil e Trabalhista da Faculdade de Direito do Recife da UFPE edifica sua própria instituição de ensino superior. Emerge em Pernambuco a Faculdade Maurício de Nassau.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dia do estudante 2010



















"Querido estudante, viva o dia de hoje. Ele é um dia precioso, assim como é precioso cada dia da nossa vida. Parabéns pelo Dia do Estudante."

Dia dos professores 2010






Comemoração do dia dos professores ano 2010, promovido pela direção da Escola Maria Sinharinha de Azevedo