sábado, 25 de maio de 2013

1ª Feira de Ciências da Escola Maria Sinharinha de Azevedo-Santana dos Garrotes-PB


 

1ª Feira de ciências da Escola Municipal Maria Sinharinha de Azevedo, será no dia 5 junho ( Dia Mundial do meio ambiente) no mercado público, organizada pela Professora de Ciências e Biologia Francimária e os alunos do ensino fundamental I, II e médio, com apoio da diretora Graça Pinto, professores e da Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes-PB. Tendo como tema central: Reutilização, sustentabilidade e Qualidade de vida.
Subtemas:
4 ano- Plantas nativas
 6º ano
Preservação do meio ambiente
 Coleta seletiva
 Os males da poluição
 Prejuízos com o desmatamento
 Efeito estufa
Tempo de decomposição de material no solo
 7º ano
 Plantas medicinais
 8º Ano
 A importância dos alimentos
 Alimentação saudável-Alimentos ricos em sais minerais, vitaminas, carboidratos, lipídios.
 9ºano
 Reaproveitamento de alimentos ( reciclagem)-Ligados química e física
2º ano médio normal-Sustentabilidade do município de Santana dos Garrotes-PB.
3-médio normal-Reciclagem de papel, plástico e vidro.

A secretária de saúde estará com  1 stand com os agentes de endemias, bem como os demais funcionários sobre as doenças que atinge o meio ambiente, conscientizando, ou seja, mostrando as formas de evitar tais doenças. Obrigada secretária de saúde.
 
Apoio: Direção escolar, professores,  Prefeitura Municipal, Emater -Itaporanga-PB, pais e alunados.
 Desde já convido todos os Santanenses, ou melhor, o vale do Piancó, a visitar os stands no mercado público as 15:00 do dia 5 de junho ( Dia Mundial do Meio Ambiente).

 
 Francimária Florentino de Souza, Especialista em Educação Ambiental e Gestão Pública Municipal.
 Professora de Ciências e Biologia-Escola Municipal  Maria Sinharinha de Azevedo-Santana dos Garrotes-PB.
 Professora de Ciências e Química- Escola Genésio Pinto Ramalho -Nova Olinda-PB.

sábado, 18 de maio de 2013

II conferencia de Educação do municipio de Santana dos Garrotes-PB

A prefeitura municipal de Santana dos Garrotes no vale, em ação conjunta com a secretaria de educação do município, realizou na última quinta-feira (16) a I Conferência Municipal de Educação sobre o tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação; participação popular; cooperação federativa e Regime de colaboração”.
A conferência é em atendimento às orientações dos Fóruns Nacional e Estadual de Educação, que coordenam o processo de realização das Conferências Municipais e Intermunicipais que antecedem a 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae), que ocorrerá em Brasília, de 17 a 21 de fevereiro de 2014.

O evento foi realizado na escola municipal Maria Sinharinha de Azevedo, e contou com a presença da secretária da educação do município, Edinaura Teotônio, Secretária de financias, Kassandra, Secretária da saúde, Telma Batista, representantes dos pais, Ana, representantes dos professores, Lourdinha, representante dos alunos, Emanuely e representante da ação social, Cleide.
Após a formação da mesa, foi cantado em honra o hino Nacional, em seguida a secretária da educação agradeceu a todos que se encontravam presentes. O atual Gestor Dr. Élio Ribeiro usou do serviço de som pra parabenizar a secretária da educação pelo trabalho que desempenha no município e ao mesmo tempo agradeceu e fez sérios elogios aos professores, chamando-os de guerreiros pela profissão que exercem.

Discutir também as condições para a definição de políticas educacionais que promovam a inclusão social, para propor parâmetros e diretrizes que contribuam com a avaliação e a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, em busca da oferta de uma educação de qualidade, além de propor reformulações necessárias para que o planejamento de ações articuladas torne-se a estratégia de implementação do Plano Municipal de Educação, que será elaborado para o decênio 2014-2022, com base no Sistema Nacional Articulado de Educação.

Durante a conferência foram apresentados os sete eixos da educação pública.

Eixo I – O Plano Municipal de Educação e o Sistema Nacional de Educação - organização e regulação;professora coordenadora: Maria da Saúde.

Eixo II – Educação e diversidade – Justiça social, inclusão e direitos humanos;professora coordenadora: Gloria Geane
Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável – Cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente;professora coordenadora: Francimária Florentino

Eixo IV – Qualidade da Educação - Democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;professora coordeanadora: Fabiana Delfino

Eixo V – Gestão Democrática, participação popular e controle social;professora coordenadora Maria Gracinete.

Eixo VI – Valorização dos profissionais da Educação – Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; professaora coordenadora : Zeneide

Eixo VII – Financiamento da Educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.professora coordenadora: Graça Pinto

Após a palestra,os professores apreciaram um coffree break e para finalizar fizeram a escolha dos delegados que participaram da próxima conferência que será realizada na cidade de Itaporanga-PB.
Veja as fotos:


 







 

Feira de Ciências dia 5 de junho dia Mundial do Meio Ambiente


Feira de ciências da Escola Municipal Maria Sinharinha de Azevedo será no dia 5 junho ( Dia Mundial do meio ambiente) na praça pública organizada pela Professora de ciências e biologia Francimária e o alunado 6º;7º;8º;9ºano, a diretora Graça Pinto com apoio da secretária de administração.
 Tema: Meio ambiente
 Subtemas:
 6º ano
 Preservação do meio ambiente
 Coleta seletiva
 Os males da poluição
 Prejuízos com o desmatamento
 Efeito estufa
 7º ano
 Plantas medicinais
 8º Ano
 A importância dos alimentos
 Alimentação saudável-Alimentos ricos em sais minerais, vitaminas, carboidratos, lipídios.
 9ºano
 Reaproveitamento de alimentos( reciclagem)-Ligados química e física
 Organização do evento : Professora de ciências e biologia da referida escola Francimária e o alunado 6º;7º;8º;9º.

Desde já convido todos Santanenses a visitar os stands em praça pública com temas relacionados ao meio ambiente dia 5 de junho dia mundial do meio ambiente.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

conferencia de educação

Amanhã,haverá a II conferẽncia Municipal de Educação,tendo como tema:O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação:
Participação Popular,Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
Escola Maria Sinharinha de Azevedo às 13:00hs.participe,sua presença é de grande importãncia,para os trabalhos desenvolvidos na educação.

domingo, 12 de maio de 2013

Café da manhã promovidos por todos que fazem a Escola Maria Sinharinha de Azevedo

café da manhã promovido pela escola Sinharinha de Azevedo



mães


lembracinha confecionada pelos professores da referida escola

professores da escola Sinharinha e a Diretora Graça Pinto

sábado, 4 de maio de 2013

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 
No dia 14/12/2012 foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria 1.458/2012, que define categorias e parâmetros para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Trata-se do dispositivo legal que regulamenta os principais aspectos relacionados ao Eixo 1 do Pacto, qual seja, a Formação dos Professores Alfabetizadores.
Neste documento estão descritos os objetivos da Formação, os atores envolvidos, os critérios de seleção dos bolsistas, as regras gerais de implementação do curso e as principais restrições. É fundamental que todas as Secretarias e equipes envolvidas com o Pacto conheçam os termos desta Portaria e, sobretudo, que cumpram as diretrizes ali expostas, assegurando a correta execução do programa. Para acessar uma cópia, clique aqui.
 
O SisPacto é o sistema de monitoramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa disponibilizado no SIMEC (http://simec.mec.gov.br). Os principais atores envolvidos na execução das ações do Pacto terão acesso ao SisPacto, de forma gradativa. Neste sentido, é muito importante que você entenda que:
   O acesso ao SisPacto foi disponibilizado, inicialmente, apenas para os Dirigentes de Educação com cadastro ativo no módulo do Plano de Ações Articuladas (PAR) e os Coordenadores locais. No primeiro trimestre de 2013, tanto os Orientadores de Estudo quanto os Professores Alfabetizadores também poderão utilizar esta ferramenta.
Atribuições do Coordenador local
Principais atribuições do Coordenador local do Pacto
Quando nos deparamos com novos desafios, a primeira providência é conhecermos melhor o assunto. Neste sentido, recomendamos que os Coordenadores do Pacto leiam dois documentos:
i) Portaria nº 867, de 04/07/2012, que institui o Pacto e as Ações do Pacto e descreve as principais responsabilidades de cada ente; e
ii) Portaria 1.458, de 14/12/2012, que define categorias e parâmetros para concessão de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Pacto.
A partir da leitura do material indicado é possível compreender o desenho dessa política pública e conhecer melhor as principais responsabilidades dos Coordenadores, as quais podem ser resumidas da seguinte forma:
  • Cadastrar os Orientadores de Estudo e os Professores Alfabetizadores nos sistemas disponibilizados pelo MEC;
  • Apoiar as Instituições de Ensino Superior na organização do calendário acadêmico, na definição dos polos de formação e na adequação das instalações físicas para a realização dos encontros presenciais;
  • Monitorar a realização dos encontros presenciais ministrados pelos Orientadores de Estudo junto aos Professores Alfabetizadores;
  • Assegurar, junto à Secretaria de Educação, as condições de deslocamento, alimentação e hospedagem dos Orientadores de Estudo e dos Professores Alfabetizadores para participação nos encontros presenciais, sempre que necessário;
  • Articular-se com os gestores escolares visando ao fortalecimento da formação para os Professores Alfabetizadores;
  • Organizar e coordenar o seminário de socialização de experiências no próprio município, estado ou Distrito Federal;
  • Monitorar o recebimento e devida utilização dos materiais pedagógicos previstos nas Ações do Pacto;
  • Acompanhar as ações da Secretaria de Educação na aplicação da Provinha Brasil no início e no final do 2º ano, e o registro dos resultados, pelos Professores Alfabetizadores, em sistema disponibilizado pelo MEC;
  • Acompanhar as ações da Secretaria de Educação na aplicação da avaliação externa no final do 3º ano do ensino fundamental, assegurando as condições logísticas necessárias;
  • Manter canal de comunicação permanente com o Conselho Estadual ou Municipal de Educação e com os Conselhos Escolares, visando disseminar as Ações do Pacto, prestar os esclarecimentos necessários e encaminhar eventuais demandas junto à Secretaria de Educação e ao MEC; e
  • Reunir-se constantemente com o titular da Secretaria de Educação com o intuito de avaliar a implementação das Ações do Pacto e implantar as medidas corretivas eventualmente necessárias.
Observe que são várias atribuições e que haverá um tempo certo para realizar cada uma delas. A agenda de trabalho encontra-se disponível no "SISPacto", o módulo do SIMEC desenvolvido para monitorar as Ações do Pacto.

Papel do Orientador de Estudo

  Os Orientadores de Estudo são os formadores dos professores alfabetizadores e receberão um curso específico com carga horária anual de 200 horas, ministrado por uma universidade pública.
As principais atribuições dos Orientadores de Estudo são:
  • participar dos encontros presenciais junto às Instituições de Ensino Superior (IES), alcançando no mínimo 75% de presença;
  • assegurar que todos os professores alfabetizadores sob sua responsabilidade assinem o Termo de Compromisso do Bolsista;
  • ministrar a formação aos professores alfabetizadores em seu município ou polo de formação;
  • planejar e avaliar os encontros de formação junto aos professores alfabetizadores;
  • acompanhar a prática pedagógica dos professores alfabetizadores;
  • avaliar os professores alfabetizadores cursistas quanto à frequência, à participação e ao acompanhamento dos estudantes, registrando as informações no SisPacto;
  • efetuar e manter atualizados os dados cadastrais dos professores alfabetizadores;
  • analisar os relatórios das turmas de professores alfabetizadores e orientar os encaminhamentos;
  • manter registro de atividades dos professores alfabetizadores em suas turmas de alfabetização;
  • avaliar, no SisPacto, a atuação dos formadores, dos coordenadores das ações do Pacto no Distrito Federal, nos estados e nos municípios e do suporte dado pelas IES; e
  • apresentar à IES formadora os relatórios pedagógico e gerencial das atividades referentes à formação dos professores alfabetizadores.